Vários Estados discutem leis para acabar com pesadelo de mulheres que tem imagens ou vídeos em situações íntimas postados na internet por ex-namorados.
Apesar dos vários benefícios, a internet se tornou, para muitos, um verdadeiro pesadelo. Com o aumento do uso de novas tecnologias, mais e mais pessoas passaram a ter suas vidas expostas: imagens eróticas ou vídeos de sexo gravados na intimidade de um casal aparecem de repente publicados online, em muitos casos, por um ex-namorado ou namorada abandonada, para que todos vejam.
Agora, legisladores da Califórnia querem punir este tipo de comportamento, que em inglês é conhecido como revenge porn (pornô de vingança) e atinge principalmente as mulheres, que veem suas vidas profundamente afetadas.
A Assembleia Legislativa do Estado da Califórnia acabou de passar a lei SB 255, que fornece a vítimas desta prática as ferramentas que elas precisam para processar a pessoa que publicar imagens na internet sem seu consentimento.
A iniciativa, que para ter efeito deve ser aprovada nos próximos dias pelo governador, Jerry Brown, e que prevê penas de até seis meses de prisão, criminaliza o carregamento de imagens de uma pessoa nua ou seminua para a internet sem o consentimento desta ou quando há intenção de causar dano emocional.
Suicídio
Esta lei, promovida pelo senador republicano Anthony Cannella, e que recebeu o apoio esmagador dos legisladores, é a primeiro desse tipo a ser adotada nos Estados Unidos.
'O senador está ciente de que o 'pornô de vingança' é um problema crescente, e que na Califórnia não existem leis para punir adequadamente esse tipo de comportamento', disse à BBC Mundo Jeff Macedo, porta-voz do senador Anthony Cannella.
'Atualmente, o único instrumento legal para combater esse tipo de problema é ir para um tribunal civil, que pode custar milhares de dólares para as vítimas. Esta lei fará com que as pessoas pensem duas vezes antes de publicar tal material, pois podem acabar na prisão.'
De acordo com Macedo, 'o 'pornô de vingança' atormenta a vida de quem sofre'.